domingo, 19 de julho de 2009

MORTIFICATION TEM PREJUÍZOS COM DOWNLOADS ILEGAIS


Na Newsletter de julho de 2009, Steve Rowe, Baixista e vocalista da banda australiana Mortification fala das dificuldades causadas pelos prejuízos que vem tendo por causa de downloads ilegais. Confira na íntegra as palavras do próprio Steve Rowe:

Olá a todos. Sejam bem vindos ao verão ou inverno, onde quer que estejam. É inverno aqui e está frio. Várias gripes soltas por aí, então tomem bastante vitamina C. Eu mesmo estive gripado nas últimas duas semanas mas graças a Deus não era a gripe suína.

Bem, primeiro algumas notícias muito boas. Eu fiz uma entrevista mês passado numa das maiores revistas de metal seculares do Reino Unido, Terrorizer, então deverá haver um artigo sobre o Mortification saindo esse mês na edição de verão da Terrorizer. Procurem nas lojas do Reino Unido, EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul, já que é uma publicação inglesa.

Não tenho certeza de como começar esse update, mas recebi um e-mail tremendo hoje de manhã e perguntei ao fã se podia compartilhar com todo mundo, e ele dissee sim. Ele complementa perfeitamente o tópico do update desse mês. Então aqui vamos nós, de um fã que vai se manter anônimo:

"Tenho um filho de dois anos e meio que seguiu os passos do pai (eu) no gosto musical. Até o momento, ele chama de "música de monstro". Ele ama sentar e olhar a capa dos discos e quer que eu pegue e mostre para ele os CDs que têm monstros na capa, como o "Eddie", do Iron Maiden. Mas ele vai até o último disco do Mortification por causa do goblin na capa e porque sua voz parece mesmo a de um monstro. Sabendo que ele gostou de Mortification, eu peguei o "Triumph of Mercy" por causa do anjo-guerreiro da capa, mas ele disse "Não, papai, esse não". Eu perguntei o motivo e ele me disse "Esse não é um monstro, é um cara legal", enquanto olhava o desenho da capa".

Sim, muito lindo e um bom complemento. Talvez a criança seja um profeta, haha. O que eu quero dizer é o seguinte: o garoto gosta de olhar para as capas. Então a pergunta que devemos nos fazer é esta: quando ele tiver 15 anos, ainda vai existir música em material físico para comprar, para que ele possa ter um disco, ouvir sua amada música de monstro e estudar as capas e desenhos? Do jeito que as coisas vão, eu diria "possivelmente não". O mundo se tornou um lugar triste para entusiastas e colecionadores de música física.

Imagine passar três anos escrevendo e gravando um álbum que no fim custa $20 mil para ser lançado e as pessoas não o compram, mas preferem roubar de um site "cristão" de download de músicas. Certamente, muitos de vocês compraram o novo álbum do Mort Album "the evil addiction destroying machine", mas não nas quantidades dos discos anteriores. Nossos primeiros álbuns venderam 50 mil cópias e o clipe de "Scrolls of the Megilloth" no youtube foi assistido mais de 250 mil vezes. A reedição do DVD "live Planetarium" que tem o clipe de "Scrolls" vendeu menos de 700 cópias! Triste mas real! A esta altura parece que vender 2000 cópias do novo disco vai ser um desafio!

Mês passado, eu e minha esposa Kate não conseguimos pagar nossas contas pela primeira vez em 20 anos de casamento. Kate trabalha em tempo integral e a carga financeira nela nos levou ao ponto em que eu tenho que parar de gravar discos do Mortification, a menos que algo aconteça. O prometido "Disco de 20 anos" será lançado no ano que vem por outra gravadora. Nós não podemos seguir em frente tendo prejuízos nos lançamentos. Precisamos contar as perdas e planejar um novo rumo para mim. Eu tive até que cortar alguns dos remédios que tenho que tomar. Isso é péssimo, para um corpo que já enfrenta muitas dificuldades.

Não estou desistindo.Nós esperamos fazer alguns shows do aniversário de 20 anos. Mas eu duvido que alguma gravadora me adiante $15 mil para Gravar um disco da qualidade de produção do "TEADM" [the evil addiction destroying machine] . Acho que as pessoas sentem falta do som original do "TEADM" - é uma produção de alto nível que soa melhor do que tudo que já tenha ouvido.

Sites de download de música "cristãos" muito específicos existem e é simplesmente facílimo para as pessoas roubar discos do Mortification e até do Lightforce. É um ultraje! Eu estava assistindo um programa de TV ontem à noite sobre a reprodução ilegal de filmes e é um problema global o fato de tantos DVDs piratas serem vendidos para financiar *terrorismo*. Então foi além do Indivíduo, dos sites de download ilegais, a máfia e a criminalidade. Agora a pirataria é uma máquina de fazer dinheiro para o terrorismo internacional! O que a música pirata está financiando? O fim do mundo? Mais provavelmente o fim da verdadeira arte da música. Especialmente no nível independente.

Eu falei com um representante da Associação dos Direitos Artísticos da Austrália semana passada, e eles me transferiram ao Centro de Direito das Artes Australiano. Eu deixei uma mensagem e me retornaram no dia seguinte. Esse serviço é um centro de aconselhamento legal gratuito específico sobre leis das artes. A garota que me ligou de volta é uma advogada americana da área do direito das artes. Eles são inundados com reclamações como a minha. Tive uma resposta rápida porque a garota (que não era cristã) não conseguia acreditar que havia sites de download grátis "cristãos" facilitando o roubo de músicas cristãs. A primeira pergunta dela foi: "não é um crime contra a fé cristã?" Eu respondi "Certamente, é um dos dez mandamentos: não roubarás". A advogada me disse que, sim, a tecnologia e a internet estão avançando, mas o Sistema Legal Internacional também está. As pessoas estão sendo pegas e processadas mundo afora. Por causa dos meus direitos autorais como autor eu vou ganhar qualquer processo legal contra esses sites "cristãos" de download. Simplesmente com uma carta com a reclamação da violação do meu direito autoral. Esses sites estão assustados porque eles ganham dinheiro facilitando o roubo da propriedade de outra pessoa, como propaganda, etc. Com uma carta que será destinada a esses sites "cristãos" por minha advogada eu poderei imediatamente ter todas as minhas músicas removidas desses sites, com uma lista da quantidade roubada e uma lista de e-mails, sites e links de grupos e indivíduos que roubaram minha arte. Se você roubou alguma das minhas músicas de um site de downloads "cristão" você vai ser rastreado.

Entre outros pecados listados em Coríntios 6, 10, consta "ladrões não habitarão o reino de Deus". Pense nisso! Você quer enfrentar o juízo eterno por causa de um roubo compulsivo? Claro, essa é uma escritura do novo testamento, então nós vivemos sob a graça, mas como Jesus dizia enquanto estava na terra, "ide, e não pequeis mais". Então, se você já roubou a minha arte de um site "cristão"aqui está o que você precisa fazer antes do sistema legal te pegar. 1- arrependa-se e não roube mais. 2- Mande 23 dólares australianos por CD que você roubou de um site de download "cristão" via Paypal para info@roweproductions.com, com um pedido de desculpas. Eu ficarei muito feliz de lhe perdoar em um e-mail resposta e garantir que seu nome vá para uma lista de exceção aos processados.

Muitos por aí dizem que baixam discos para ouvir como vai ser antes de comprar. Essa também é uma prática maligna. A Bíblia nos diz claramente para não experimentar antes de comprar. É como transar com seu(a) namorado(a) antes de casar para checar se ele(a) é bom(a) de cama. E se não for, não se casar. Essa também é uma prática pecaminosa mencionada em 1Coríntios 6, 10: a imoralidade sexual não habitará o Reino de Deus. Então sua desculpa não pode ser "eu quis ouvir o disco antes de comprar". Se você apoia o rock e o metal cristãos, compre os CDs ou pague por um download legal. Lembre-se que a paciência é uma virtude e esperar vale a pena, pois é muito mais recompensador e satisfatório.

Peço desculpas por enviar esse update a todos que comprar minha música legalmente por CD ou download pago. De qualquer forma, essa questão tinha que ser tratada explicitamente. Se essa situação não mudar, todos os fãs do Mortification pelo mundo não poderão mais escutar outro disco completo da banda.

In Good Faith,
Blessings,

Steve Rowe.

Fonte: Newsletter Mortification - Julho/2009
Sin Killer Web Zine
Tradução:Trad. Bruno Silva (brunosilvajornalista@gmail.com) para o Sin Killer Web Zine

Nenhum comentário: