Por Nelson Paschoa
Você foi indicado por muita gente para participar do projeto Vox Heaven, por que declinou?
Infelizmente estou sem tempo e muito atarefado e super focado nos projetos internacionais. Os únicos projetos nacionais que estou engajado são um com o ex guitarrista do Auryah Gabriel Vieira em que postamos vídeos acústicos e ao vivo no meu canal do YouTube e breve poderemos ter mais amigos em sons acústicos pro YouTube também nesses sets, e o Auryah, minha banda brazuca.
É bom salientar que recentemente tive um projeto com o Francês Jean Michel Volz (Dark Majesty) chamado Masterful antes do A Taste of Freedom, nós paramos pra focar no A.T.O.F. e montei uma banda com brasileiros pra tocar as músicas do Masterful ao vivo, pelo fato das mesmas pertencerem a mim e ao Jean, resolvemos migrar os músicos do Masterful para reativar o Auryah e evitar quaisquer constrangimentos produzindo músicas próprias com essa galera super talentosa com o acréscimo de dois ótimos músicos, o baixista Thiago Baumgarten, músico baiano de altíssimo nível e Sam Sweeper, guitarrista francês do Arkandalys, um dos meus outros projetos, onde estamos produzindo um álbum de estúdio com o Auryah que será lançado em 2017.
Como surgiu a oportunidade de participar do projeto A Taste of Freedom?
Jean e eu fundamos o Masterful, gravamos 3 singles e um cover, a receptividade foi ótima, isso chamou atenção de outro guitarrista muito famoso na França, "Neo Geo Fanatic" chamado de Neo ou pelo mais chegados de Nono (risos). O cara simplesmente tem 100 mil seguidores no YouTube, tem um canal muito movimentado a anos. Ele ficou apaixonado pelo trabalho do Masterful e depois disso convidou o Jean pra produzir um álbum dele, então tivemos juntos a ideia de que fosse um álbum vocal, não só instrumental (ele já tinha um álbum solo de guitarra lançado), assim Neo nomeou o projeto de "A Taste of Freedom" (um gosto de liberdade), porque ele queria abordar temas muito variados, bem livres, e então o CD foi gravado e lançado este ano na França e pode ser comprado no Site do guitarrista:(www.neogeofanatic.com).
Fechamos recentemente com um selo Francês, o Brennus Music e o CD pode ser encontrado também no site do selo (http://www.brennus-music.com/brennus-ap-29/a-taste-freedom-carved-our-dreams-digipack-p-8875.html).
Além de todas as plataformas de download legais como Deezer, Itunes, Spotfy, GooglePlay, Amazon, etc.
Quem são os integrantes da banda?
Jean Michel Volz: Guitarras base, bateria, baixos, teclados e sintetizadores.
Neo: Guitarras base, solo, teclados e sintetizadores.
Lean Van Ranna: Vocais, backings e Coros.
Como foi realizada as gravações do CD "Carved in our Dreams"?
Eles gravavam todo o instrumental na França, me enviavam uma guia vocal e as letras e eu interpretava com toda a liberdade. Muita coisa mudei do meu jeito, o disco tem totalmente minha cara vocal melodicamente e em interpretação. Eu gravava e já enviava todos os vocais mixados e eles colocavam na música e masterizavam. Este processo todo durou 4 meses, compusemos 10 músicas, gravamos, fizemos toda arte gráfica e prensamos em 2 meses, acho que foi um tempo record (risos). Ficamos muito felizes com o resultado, temos recebido apenas críticas positivas e notas bem altas da mídia especializada, a nota mais baixa foi 8,5 numa escala de 1 a 10, ao menos até agora (risos).
Há planos para apresentações ao vivo?
Já estamos produzindo o segundo disco, até gravei a primeira música, vamos levando como um projeto e muitos CDs virão, se a demanda pedir que nos reunamos, porque não? Vai depender do público pedir, eu tenho diversos outros projetos e bandas, não gosto de ficar parado. Neo e Jean também tem compromissos pessoais, por enquanto é inviável a reunião da banda.
Quais são os outros projetos que você participa neste momento?
Atualmente No Brasil o Auryah, um projeto acústico com amigos pra vídeos do YouTube e fora em breve me reunirei a banda Melodius Deite numa Tour Asiática lançando o novo CD recém gravado, Arkandalys, banda que conta com 2 franceses, 2 japoneses e 2 brasileiros, e faremos 2 Split Vídeos com sons autorais neste mês de Junho, Vitam Revocare onde estamos em pré produção da Metal Opera, e um projeto surpresa de Thrash Metal, sim aguardem guturais (risos).
O que pode adiantar sobre este projeto thrash metal?
Vocais guturais na linha Max Cavaleira, vocais melódico na vibe thrash metal em trechos, muita influência de Thrash/Death como Sepultura antigo, Testament, Overkill, Megadeth, Tourniquet, Pantera, Death Melódico como Ark Enemy e Children of Bodom, um som muito pancada, breve a divulgação do nome da banda e o Single, fim do ano o álbum full lançado!
Quem são os integrantes do Arkandalys?
Brasileiros: Lean Van Ranna (Vocais) e Thiago Baumgarten (Baixo). Franceses: Sam Sweeper (guitarra solo) e Clément LeGuillou (guitarra rítmica). Japoneses: Kurobeni (teclados) e Yuya Yokota (bateria). Ainda tem as participações especiais de Jennifer Kim as Jenn PK (EUA), Lorenzo Vincenzo Nocerino (Itália) e Lucas Richaud (França).
Qual é a atual formação do Auryah?
Lean Van Ranna (vocais), Daniel Honorato (guitarra), Sam Sweeper (guitarra), Rodrigo Triggo (teclados), Thiago Baumgarten (baixo) e David Van Geisel (bateria).
O que houve com outro projeto francês, o D. I. M.?
O álbum foi lançado via Amazon em forma digital pra quem quiser comprar, quem quiser apenas ouvir digite na busca do YouTube: "D.I.M.- Album - 299792458", ou por esse Link direto do qual já fiz a pesquisa pra vocês: https://www.youtube.com/results?search_query=%22D.I.M.-+Album+-+299792458%22%2C+
Todas as músicas foram postadas em meu canal Oficial. Dimitri Obolensky (fundador do D.I.M.) e eu somo bons amigos, e no futuro podemos produzir novos trabalhos juntos.
Para quem ainda não conhece você pode definir como é o som e quais as referências sonoras do A. T. O. F., Melodius Deite e Arkandalys?
O A.T.O.F. no primeiro álbum fez um Heavy Power, caminhando por influências de Iron Maiden, Judas Priest, Manowar, Helloween e Stratovarius. O vocal no disco todo foi mais agressivo e empostado, em algumas tem agudos rasgados mas em todos os sons as linhas vocais soam bem melódicas. Já no próximo álbum que já estamos gravando terá mais presença de voz melódica limpa sem perder a essência da agressividade dos sons do primeiro álbum em alguma músicas e partes de outras, apenas soará mais limpo e Power.
O Melodius Deite tem influências Power Prog claras de Angra e Symphony X, uma mescla perfeita entre essas duas bandas mas também com referências neo clássicas como Malmsteen e sinfônicas como Rhapsody of Fire, Luca Turilli e também as Prog de Dream Theater.
Arkandalys tem muito de Angra, DragonForce e Sonata Árctica, típica banda Power Metal clássica anos 90.
Como surgiu a oportunidade para participar de projetos como o Melodius Deite e Arkandalys?
O Arkandalys é liderado por franceses e como nosso nome está indo bem forte na França pelo "A Taste of Freedom" surgiu o convite pra integrar a banda e já gravar novos Split videos com músicas autorais, são dois programados pra o mês de Junho.
Já com o Melodius Deite fui convidado pelo líder e guitarrista Biggie que segundo ele estava procurando por um grande vocalista dentre aqueles do YouTube que gravam covers em seus canais pessoais e ficou impressionado com o nosso trabalho e não pensou duas vezes em nos chamar para sermos Front Man da banda que tem uma carreira com 2 álbuns ótimos lançados até aqui e seu antigo vocalista estava sem tempo para continuar com a agenda da banda que tem demandado ainda mais atenção agora. Canto no álbum duetando em todos os sons com vocalistas do mundo todo, apenas uma balada canto só e é uma linda canção.
Apesar de conhecermos grandes bandas asiáticas, é pouco comum termos notícias de bandas desta região, menos ainda proveniente da Tailândia. Sei que o Melodius Deite tem quase dez anos de estrada e possui dois álguns gravados. O que mais você pode nos dizer sobre a banda?
Bem, eles são uma espécie de "Angra da Tailândia", no circuito Heavy local são a banda mais expressiva do gênero em seu país, tem álbuns mixados e lançados na Europa, já apareceram em diversos programas de TV locais e estão se preparando pra expandir horizontes com esse álbum que conta com vocais de diversas partes do mundo como Ásia, Oriente Médio, Espanha, Argentina e Brasil. Me deram a honra de não só participar como integrar a banda nessa nova empreitada que mais uma vez será mixada na Europa e terá lançamento desde o Japão para o mundo. Será o terceiro álbum de estúdio da banda que alcançou sua maturidade musical no anterior e promete um novo e empolgante disco totalmente sem igual, aguardem!
Como anda os trabalhos com o Vitam Revocare?
Estamos indo muito bem, fechamos a parceria pra mixagem e masterização de Jean Michel Volz (Dark Majesty, Masterful, A Taste of Freedom, também do projeto thrash metal prestes a ser anunciado e produtor do nosso guitarrista do A.T.O.F. Neo em todos os seus vídeo do YouTube), temos parceria de produção de arranjos com músicos do Brasil como Daniel Honorato (Alicercius/Masterful), Rodrigo Triggo (Shadow of Mercy/Auryah), David Van Geisel (Auryah), Gabriel Vieira (Ex Auryah/RaGar), Rafael Gonçalves (RaGar) e internacionais, Biggie (Melodius Deite), Sam Sweeper (Arkandalys) e o próprio Jean, entre vocais do Brasil e do mundo, com previsão do primeiro single da nova fase sendo lançado no segundo semestre de 2016 e álbum full em 2017.
Lean, muito obrigado por conceder esta entrevista e pode deixar suas considerações finais.
Gostaria de agradecer a Deus em primeiro lugar por me dar a chance de ser parte de tantos lindos trabalhos em minha carreira musical, a ideia hoje é mais do que nunca ser sal da terra e luz do mundo. A você Nelson pelo espaço concedido e apoio de sempre, assim como outros bros que sempre nos apoiam na cena brazuca como Rick Rocker (Ricardo Janke) e Gilberto Santana do Matéria Prima, e a todos que apoiam nosso trabalho comentando, curtindo, nas redes sociais e comprando nosso material. Muito obrigado, estamos juntos, vamos que vamos! (risos).
Curta e acompanhe também:
Auryah no Facebook:
A. T. O. F. no Facebook:
Melodius Deite no Facebook:
Arkandalys no Facebook:
Nenhum comentário:
Postar um comentário